top of page

CARTA ABERTA AOS MÉDICOS DE SÃO JOSÉ DO RIO PRETO E REGIÃO

 

Diante do quadro atual do Covid-19 e da necessidade de diminuir ao máximo a exposição das pessoas ao vírus, assim, reduzir a velocidade do contágio, o SINDICATO DO MÉDICOS DE SÃO JOSE DO RIO PRETO E REGIÃO, seguindo a AMB e outras entidades médicas recomenda fortemente aos médicos suspender o atendimento eletivo em todo o País. Isso vale para os ambulatórios privados e públicos.

 

A ação também visa garantir condições de atendimento aos pacientes destes serviços que estejam em situação crítica, para que o sistema de saúde consiga suportar o aumento da demanda por parte dos infectados por coronavírus.

 

CIRURGIAS ELETIVAS – Recomendação vale para as cirurgias eletivas, que devem ser adiadas, se possível.  Nesse caso, a preocupação é também com a necessidade do paciente operado ter que ficar hospitalizado em período que possa coincidir com o aumento da crise do coronavírus, deixando assim o pós-operado ocupando leitos de UTIs que precisem ser disponibilizados para os infectados mais graves.

 

Casos de pacientes que necessitem de cirurgias oncológicas ou cardíacas, devem ser analisados sobre perspectiva clínica da piora do quadro. Vale a zelosa avaliação clínica, considerando o impacto da realização ou não da cirurgia neste momento de crise.

 

TELEMEDICINA – o CFM autorizou temporariamente o atendimento remoto para os pacientes que não necessitam de uma avaliação presencial no momento. Esperamos que todos tenham o bom senso e utilizem esta ferramenta com parcimônia para consultas e dúvidas dos pacientes.

 

LINHA DE FRENTE - Tanto nas cirurgias quanto nos ambulatórios, é necessário que os médicos preservem sua saúde. Não podemos arriscar perder profissionais que estarão na linha de frente no combate ao coronavírus, portanto é fundamental que estejamos devidamente protegidos.
Equipamentos de EPI, como máscaras tipo N95 ou PFF2, óculos de proteção, luvas, gorro e capote impermeável, são fundamentais. Os médicos precisam ter sua saúde preservada e condições de trabalho que permitam enfrentar o coronavírus. 

 

    Para contribuir com essa proteção, a AMB disponibilizou um formulário para os médicos denunciarem os locais que não estejam suprindo as condições mínimas de segurança, através do link https://forms.gle/JtiyEkkeQWntTKXX6 . Também o Sindicato dos Médicos de Rio Preto e Região, abriu um canal de denúncias pelo  telefone 17 3227-8855. Estes equipamentos também asseguram a saúde do paciente, evitando que um médico contaminado e assintomático o contamine.

  

 Sabemos que o momento é de crise e que será necessário o empenho de todos os médicos para que possamos atravessar esta situação. Nossa profissão que outrora foi negligenciada e por vezes até aviltada por nossos governantes, terá o protagonismo que merece e não fugirá ao chamado para o combate desta pandemia, nem sucumbirá aos dias de grande estresse e trabalho.

 

Contem com o SINDMED. Estamos prontos para orientá-los.

 

 

Dr. Fernando de Vilhena Diniz

Presidente do Sindicato dos Médicos

bottom of page